Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amazing days

"A vida é fascinante, só é preciso olha-la através das lentes corretas" (Alexandre Dumas)

Amazing days

"A vida é fascinante, só é preciso olha-la através das lentes corretas" (Alexandre Dumas)

24.Mai.18

Viagem ao centro da Terra

Ok, não vamos tão longe mas ainda assim vale bem a pena. Localizadas na zona Centro do País, próximo de Alcanena e Leiria, as Grutas de Mira d'aire são um deleite para miudos e graúdos.

As rochas calcárias das Serras de Aires e Candeeiros, comidas ao longo dos tempos pela água que teima em infiltrar-se e não correr à superficie, faz com que não existam rios nesta zona mas que em compensação, se descubram inumeras maravilhas lá em baixo.

Ao penetrar nas pequenas fissuras de rocha, a água alarga-as por dissolução e transforma-as em grandes corredores ou em poços naturais que, na região têm o nome de algares. 
Foi num destes algares, existentes no sítio de Moinhos Velhos, pequeno por sinal, e aparentemente igual a tantos outros, que em 1947 alguns habitantes de Mira de Aire entraram.

A visita permite descer até aos 110 m de profundidade (mas animem-se porque subimos de elevador) e deixou-me uma vez mais deslumbrada com as maravilhas que a natureza constrói.

O almoço foi no restaurante das grutas que para além de nos deixar muito bem alimentados, ainda nos deu em desconto para a entrada nas Grutas.

 

IMG_3661.JPG

IMG_3669.JPG

IMG_3672.JPG

IMG_3686.JPG